SUSTENTABILIDADE DOS DESTINOS | Moinhos da Tia Antoninha | Chave verde

“Moinhos da Tia Antoninha”, são uma unidade de turismo rural que se insere num espaço com a área de 1,5ha atravessado por um ribeiro, composto por catorze casas, sete quartos todos com entrada independente e nome próprio relacionado com a sua função no passado e ou localização no presente, uma
piscina fluvial, uma enorme área de lazer, localizado em espaço de impar ruralidade, num vale tranquilo encravado entre duas elevações da Serra de Leomil não muito altas o que lhe permite uma plena e perfeita integração.

Tudo isto na Freguesia de Leomil, no Concelho de Moimenta da Beira, no Distrito de Viseu, em pleno Douro Sul.

A unidade insere-se no âmbito da antiga tipologia do Turismo no Espaço Rural, Casa de Campo.

O investimento concretizou-se através do recurso aos apoios do PRIME na medida do Sistema de Incentivos a Produtos Turísticos de Vocação Estratégica, SIVETUR, no âmbito da gestão do Turismo de Portugal.

Falar dos Moinhos da Tia Antoninha, é falar essencialmente dum caso
considerado exemplar em termos da “Sustentabilidade dos Destinos” questão essa fulcral na análise da actividade Turística nos dias de hoje. Tudo porque no desenvolvimento deste projecto foram tidas como principais linhas de orientação, concepção e posterior concretização, as questões ambientais, de
sustentabilidade, e de aproveitamento de recurso endógenos.

A aposta nos “MOINHOS DA TIA ANTONINHA” como um empreendimento Turístico ambientalmente qualificado e eco-eficiente surge por isso como principal desiderato dos seus promotores. Conscientes da riqueza que representa o património natural que outros nos souberam legar e que constitui também a melhor herança que esta geração poderá deixar aos seus filhos, desde logo e à partida, nos empenhamos na correcta gestão da sua área de implantação e na sua infra-estruturação com equipamentos de qualidade e
inovadores. Pretendemos que a qualidade ambiental constitua um traço distintivo do nosso empreendimento no Pais, quiçá além-fronteiras. Fizemo-lo conscientes de que assim contribuímos para um melhor futuro colectivo e cientes de que, ter boas práticas ambientais, é um desejo cada vez maior daspopulações, valorizado pelos nossos potenciais clientes.

As novas tendências da sociedade, em que o Homem pretende fazer a ligaçãoàs suas reminiscências, aos autênticos modos de vida, à relação com a natureza, ao bucolismo dos meios campesinos, etc., têm vindo a constituir-se como fortes vectores para a revalorização dos espaços rurais. Neste contexto, as novas modalidades de turismo relacionadas com os espaços rurais e naturais assumem um potencial de crescimento considerável que, num cenário de conjuntura de abandono e depreciação do mundo rural, as actividades associadas ao turismo podem constituir mais um elemento a ter em conta para o desenvolvimento destes espaços.

Estamos convictos que o Turismo Rural aliado ao "Eco-Turismo" está a assumir uma importância cada vez maior. Quer na perspectiva da procura por parte do mercado, quer na perspectiva da importância de alargar a novos segmentos a oferta de Portugal enquanto destino turístico.

Apesar do despojado ambiente rural, fez-se nele uma leitura contemporânea dos espaços, dotando-o também de moderna tecnologia numa perspectiva de segurança e preservação ambiental.

O Projecto desenvolveu-se em torno do efeito exemplo ou de demonstração – sendo claramente um exercício de recuperação que apela ao uso das artes e ofícios tradicionais (essencialmente da pedra), importante também numa estratégia de reabilitação urbana porquanto a sua recuperação põe fim à degradação ou perda de elementos integrantes do património cultural e tradicional do Concelho uma vez que se reabilitou um conjunto de antigos moinhos num ambiente natural de rara beleza, tirando partido de elementos naturais únicos (vale e a ribeira).

Duas dimensões então fundamentais deste projecto: o eco-turismo e o desenvolvimento local, pretendendo-se com esta intervenção a criação de um modelo para futuras intervenções de reabilitação de moinhos, cuidando a vertente ambiental ao serviço de uma estratégia de desenvolvimento local.
Daí que, a par das actividades de ar livre, é promovida a participação dos hóspedes em actividades recreativo-culturais na comunidade, na medida em que elas possam desempenhar um papel de relevo na vida daqueles que, para fugir à pressão do dia-a-dia, procuram com elevada avidez espaços onde o repouso é nota dominante.

Tem procurado articular-se com um conjunto de actividades artesanais de fabrico da compota, do pão, do queijo, promovendo o artesanato local de modo a que se possa explorar como actividade cada vez mais independente potenciando a marca “Moinhos da Tia Antoninha” e sendo elemento preponderante no “âmbito da sustentabilidade social” porque assim procura uma distribuição equitativa dos benefícios.

Ancora-se num conjunto de actividades de animação urbana, nomeadamente desenvolvendo actividades (passeios de jipe, ou de burro), como forma de potenciar o aumento do número médio de dias de estadia e articulando-se com as Rotas e Circuitos já existentes.

Por outro lado, e sob o ponto de vista da satisfação dos consumos energéticos do espaço, procurou-se a completa auto-suficiência energética através do recurso às fontes renováveis de energia, que consideramos da maior importância e uma mais-valia no caminho para um Turismo Sustentável.

O empreendimento é dotado de um sistema independente de produção de energia eléctrica que conjuga a produção solar fotovoltaica e hídrica, sendo assim recuperada a antiga forma de aproveitamento energético da força motriz da água para a moagem do cereal, agora adaptada a uma micro-hídrica para produção eléctrica.

Para além da sua completa e total auto-suficiência sob o ponto de vista eléctrico, há também que destacar o aproveitamento da energia solar para o aquecimento das águas quentes sanitárias tendo sido instalados para o efeito três grupos de COLECTORES SOLARES, além de que, no Inverno, o aquecimento central se consegue através de um recuperador a biomassa.

Outro aspecto importante é sem dúvida a completa adaptação do empreendimento à limitação dos recursos energéticos endógenos, pelo que teve que necessariamente contemplar na íntegra equipamentos de elevada eficiência energética e de baixo consumo.

O que torna efectivamente inovador o sistema autónomo de produção deenergia, para além da sua completa auto-suficiência energética, é o facto de integrar, de forma optimizada, dois diferentes sistemas de geração renovável.

Estas duas tecnologias partilham os sistemas de conversão de sinal eléctrico e de acumulação. Os acumuladores permitem que a energia produzida pelos geradores, e que não foi consumida de imediato, seja armazenada para períodos de escassez. Deste modo nada se perde, tudo se acumula.

De destacar ainda que o sistema hídrico de produção de energia foi concebido e desenvolvido por nós, tendo em conta o facto de, por ocasião da sua instalação, não se encontrar nenhum produto semelhante no mercado nacional. Por ser um produto inovador e relativamente desconhecido, tivemos que ser nós próprios, sem formação na área, a idealizar o projecto e a socorrermo-nos de artesãos no sentido de desenvolver alguns componentes do grupo turbina-gerador.

Toda esta solução adoptada acaba por ser relevante nos seguintes aspectos:

1. Evita o impacto visual, que resulta da extensão de linhas eléctricas por zonas sensíveis, uma vez que toda a cablagem é subterrânea;
2. Permite a total autonomia em termos energéticos;
3. Promove a integração arquitectónica de modernas tecnologias em prédios rústicos;
4. Promove o conceito de Turismo Ecológico;
5. Realiza o aproveitamento dos recursos endógenos da região;
6. Promove o desenvolvimento sustentado das regiões rurais.
 
Conhecer em http://www.moinhostiaantoninha.com/

Sem comentários:

ESG

https://www.linkedin.com/posts/qualdouro_esg-activity-7177279468523118592-vV4j?utm_source=share&utm_medium=member_android

Etiquetas

1 mil milhões de euros (1) 12:54h - 20/02/2012Receitas turísticas de 2011 chegam aos 8 (1) 2010 (1) 24 normas técnicas da Associação Brasileira de de Normas Técnicas oficiais (3) 5S (1) ABIH (1) ABNT (1) ABNT 15635 (1) ABNT NBR 15331 (1) ABNT NBR 9050:2004 (1) Acessibilidade na Hotelaria (2) Acolhimento (1) Açores (4) agência viagens (1) Agroturismo certificado (3) Agua Hotels Mondim de Basto (1) AHRESP (1) AL (2) Alemanha (1) Alentejo (2) Algarve (1) Alojamento de Qualidade (1) Alojamento hoteleiro (2) Alojamento Local (11) Alojamento Sustentável (2) Ambiente (6) Amigo do Ambiente (2) Angola (1) Angra (1) Angra dos reis (1) Animação turística (1) ano ímpar (1) Ano Internacional do Turismo Sustentável (1) Anti-bribery management systems (1) APA (1) APHORT (1) Aplicação informática (1) Apoios turísticos (1) Aracruz (1) Argelie (1) Argentina (1) AS 8000 (1) ASAE (1) Aspectos Ambientais (1) Asturias (1) Atendimento prioritário; DL 58/2016 (1) Auditoria (1) Auditoria de calidad (2) Auditoria Interna (2) Auditorias (7) Auditorias da Qualidade (3) auto-regulação (1) Avaliação de Riscos (1) Aventura segura (3) Baião (3) Baixo Tâmega (1) Bandeira Azul (1) bares (1) Barragem do Tua (1) Bem receber (2) Bemus (2) benefício (1) Biodiversidade (1) Biosphere (3) Boas festas (1) Boas práticas (2) Bragança (1) Brasil (31) BRC (2) Brotas (1) Cabo Frio (RJ) (1) Cabo verde (5) calidad turistica (6) Calidad Turística (3) CALYPSO (1) Câmara Municipal do Funchal (1) Cambará do Sul (1) Canadá (1) Candidaturas (1) CAP / CCP (1) Capacitação hoteleira (2) Carbono zero (1) Cartas de Qualidade (5) Cartas de serviço (1) Casa (1) Casa certificada (1) Casa da D. Marquinhas (1) Ceará (1) Cerificação (1) Certificação (39) certificação "green key" (1) certificação ambiental (5) certificação ambiental. certificação sustentável (4) Certificação Biosphere (1) Certificação da formação (2) Certificação da Qualidade (19) Certificação de “Qualidade e Segurança Alimentar (4) Certificação de Alojamento TER (4) Certificação de Eventos (1) Certificação de Hotéis (4) Certificação de pessoas (1) Certificação de Qualidade Turística (54) Certificação de Sustentabilidade Turística (11) Certificação de Turismo de Habitação e Turismo em Espaço Rural (3) Certificação e auditoria energética (1) Certificação energética (4) certificação ISO 9001 (5) Certificação no turismo (11) Certificação turismo (3) certificação turismo de aventura (4) Certificación Q (3) certificado de qualidade ambiental (1) Certifié Qualité Tourisme (1) Chave verde (5) Chaves (1) Chile (2) classificação de empreendimento turístico (4) Classificação hoteleira (7) Clean and Safe (1) Comboios (1) Competência (1) Competências (3) compliance (1) Compras Sustentáveis (1) Compromiso con la Calidad Turística (1) Compromisso de qualidade turística (3) Conferência Alojamento Turístico (1) Conferência Baião (1) Conferência Internacional sobre Turismo (1) Conferência Internacional sobre Turismo e Desenvolvimento Sustentável (1) Conferência Sustentabilidade (1) Conformidade Legal (4) CONGRESSO INTERNACIONAL TURISMO (1) conservação ambiental (1) Consulta aos trabalhadores (1) Contexto da Organização (1) Continuidade do negócio (1) Controlo de EMM (1) Copa (1) Copa 2014 (3) Costa Rica (1) Curso de Atendimento (4) Curso de Auditorias da Qualidade (4) Curso de Formação (3) Curso Qualificação (4) Custos da qualidade (1) DECO (1) Desenvolvimento sustentável (2) Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (1) Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho (1) Dia Nacional da Prevenção e Segurança no Trabalho (1) Diferenciação (1) Dinamarca (1) Director hoteleiro (2) DL 39/2008 (1) Dormidas (2) EarthCheck (1) Eco-Turismo (1) Ecoturismo (4) Eficiência energética (1) emas (1) emisiones de CO2 (1) empresas de transporte (1) EN 16001 (1) Encontro de casas (1) Enoturismo (1) Ensitel (1) ESET 01 (1) ESET-01 (1) Espaços de Jogo e Recreio (1) España (3) Espanha (2) Especificação de serviço (2) Estadísticas Turismo Rural España 2011 (2) Estágios Profissionais (1) Estatísticas (2) Estrelas (2) Ética (1) EU ecolabel (1) Eventos (2) Eventos Sustentáveis (1) excelência (1) Facturas e Alojamento Local (1) financiamento (2) FMEA (2) Formação (6) Formação financiada (6) Formação Gestão da qualidade (2) Formação gratuira (1) formação gratuita (2) Formação para empresários (3) Formação PME (4) Formação turística (5) Formação-Algarve; Algarve (1) fornecedores de serviços e produtos (1) Fórum empresas (1) França (2) FSSC 22000 (1) Galardoados 2022 (1) Galicia (1) geografia (1) gestão (1) Gestão da qualidade (3) Gestão da Qualidade em Alojamentos Turísticos (2) Gestão do Conhecimento (1) Gestão energia (2) GOTS (1) Grã-Bretanha (1) Green Key (1) Guia ISO/TS 13811: 2015 (1) Guias (1) HACCP (2) Hoje foi em (1) Hong Kong (1) Hostel (1) Hotéis (1) Hotéis em Portugal (1) Hotel (1) hotel certificado (1) Hotelaria sustentável (2) I Feira Ibérica de Sustentabilidade Urbana (1) identidade do fenómeno turístico (1) IFS (2) Iguaçu (1) Igualdade de género (2) Igualdade de Oportunidades (7) IH (1) IICA (1) Incentivos (1) Incentivos ao investimento - Qualificação e Internacionalização de PME (1) Informação documentada (1) Instituto de Hospitalidade (1) Inteligência Emocional (1) ISO (2) ISO / TS 9002 (1) ISO 10012 (1) ISO 13810 (1) ISO 14001 (19) ISO 14004 (1) ISO 14006 (1) ISO 14785 (1) ISO 17024 (1) ISO 19011 (8) ISO 20121 (1) ISO 21401 (1) iso 22000 (7) ISO 22313 (1) ISO 26000 (1) ISO 27001 (2) ISO 27004 (1) ISO 37001 (1) ISO 45001 (9) ISO 50001 (4) ISO 50003 (1) ISO 9000 (1) ISO 9001 (31) ISO 9001 de 2015 (3) ISO 9001; Formação (1) ISO 9001: 2015 (8) ISO 9001. ISO 14001 (1) ISO 9004 (1) ISO/TC 228 (1) ISO14001 (1) ISO19011 (1) ISO19011 Auditorias (1) ISO19600 (1) ISO20400 (1) ISO9001 (1) Itália (2) IVA (3) IVA na Restauração (1) LAZER E CULTURA (1) Legislação (1) Lei do trabalho (1) Lei n° 11.771/08 (1) licenciamento (1) Linha do Douro (1) Linha do Tua (2) Livro de reclamações (1) Luanda (1) Lusaenor (1) Macedo de Cavaleiros (1) Madeira (7) Manual de boas práticas (1) Maranhão (2) Marca de qualidade no turismo (2) Marca Q (1) Marketing hoteleiro (1) Marvão (1) Mato Grosso (1) Melhoria Contínua (1) Melhoria da qualidade (1) Metrologia (7) México (1) Moçambique (4) Moimenta da Beira (1) Morocco (1) MTUR (2) mudança climática (1) Nazaré (1) NBR 15331 (1) NBR 15331. (1) New Zealand (1) NORMA CT 144 - Turismo de Habitação e Turismo no Espaço Rural (2) Norma NP 4494: 2010 (1) Norma NP 4507: 2012 (1) Normalização (1) Normalização em turismo (3) normas (2) normas brasileiras (1) Normas de turismo (2) Norte (1) Norte conjuntura (2) Nova lei das agências de viagens vai ser apreciada no parlamento (1) NP 4397 (4) NP 4460 (1) NP 4469 (2) NP 4469-1 (3) NP 4494 (8) NP 4494: 2010 (9) NP 4507 (1) NP 4507:2012 (4) NP 4520 (1) NP 4523 (1) NP EN ISO 14001:2004 (4) NP EN ISO 9001: 2008 (7) NP4552 (1) OHSAS 18001 (2) operadoras e agências turísticas (1) padrão de qualidade (1) Paraguay (1) Paraná (1) Parque de campismo ecológico (1) Pasaporte Emprego (1) PDCA (1) Pegada de carbono (2) penalização (1) Piódão (1) Piscinas (1) Plan Qualité-Tourisme (1) Plano Estratégico Nacional do Turismo (PENT) (2) Planos de Emergência (2) Planos de segurança internos (2) Porto e Norte (2) Portugal (5) pousada (1) Prémio (1) preparação (1) Primeiros-socorros (1) Princípios de gestão da qualidade (1) Programa Bem Receber Copa (1) Programa de auditorias (2) Programa Factor PME (1) Programa Impulso Jovem (3) Programa informático (1) Programa PME Investe III (1) Programas de Certificação (1) projecto financiado (1) Projetos de Normas (1) Promoção do turismo (1) Q (1) Q de calidad (9) QREN (1) QTS (1) Qualdouro (5) Qualidade (15) Qualidade certificada no alojamento (2) Qualidade de serviço (1) qualidade do alojamento (1) qualidade dos serviços (26) Qualidade e Ambiente (1) Qualidade e turismo (2) Qualidade no Alojamento (1) Qualidade no atendimento (6) Qualidade no Turismo (2) Qualidade nos serviços (1) Qualidade nos serviços de hospedagem (1) Qualidade Turística (1) Qualificação (3) Qualificação e Certificação (1) Qualificação Profissional e Empresarial do Turismo (3) QUALIFICATUR (1) QUALIFICATUR - Qualificação Turística Integrada (1) Qualité tourisme (1) Qualmark (1) Québec (1) Reclamações (1) Reconversão (2) Redes sociais (1) região de turismo de excelência (1) Regime jurídico dos empreendimentos turísticos (1) regime jurídico sobre a reconversão e reclassificação de empreendimentos turísticos (3) regiões de turismo (1) Regulamentação (1) Responsabilidade ambiental (2) responsabilidade social (10) Restauração (1) Restauração avisa que vai desobedecer à regra das facturas (1) restaurantes (2) Restaurantes da biosfera (1) Resultados turismo em Portugal (1) Riscos Biológicos. (1) Riscos e Oportunidades (1) RJET (1) Rondônia (1) Rota do Românico (1) ruído na legislação Portuguesa (1) S. Jorge (1) SA 8000 (2) sabor com segurança (1) Salão do Turismo (1) São Paulo (2) Saragoça (1) satisfação do cliente (3) SCIE (1) SEBRAE (3) segurança (1) Segurança Alimentar (8) Segurança da Informação (2) Segurança infantil (2) Segurança no Trabalho (1) sello (2) Selo de qualidade (4) Selo de Qualidade Turismo (13) Selo de Qualidade Turística (8) selo do turismo (1) Servicio al cliente (1) Serviços Qualdouro (1) Serviços turísticos (1) SGA (1) SGI 2010 (7) SGQ (3) SI Qualificação de PME (1) Simplificação do HACCP (1) sistema da quallidade (3) Sistema de avaliação da qualidade (1) Sistema de certificação (5) Sistema de gestão (3) Sistema de Gestão Ambiental (5) sistema de gestão da qualidade no turismo (9) Sistema de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho (1) Sistema de Gestão da Segurança para o turismo de aventura (4) Sistema de Gestão de Segurança (2) Sistema de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho (1) Sistema de qualidade (2) Sistema integrado (1) Sistemas de Gestão (5) Sistemas de gestão ambiental (1) Sistemas de gestão da qualidade (2) SISTEMAS DE GESTÃO DE ENERGIA (4) Software de sistemas de gestão (2) Solar Térmico (1) spa (1) SST (2) Suíça (1) sustentabilidade (19) Taxa ocupação (2) TER (3) Têxteis Sustentáveis (1) Travelife (1) Travelife Sustainability System (1) Turismo (14) Turismo acessível (5) Turismo Certificado (2) Turismo Criativo (1) Turismo de calidad (2) Turismo de Habitação (1) turismo de Portugal (1) Turismo do Douro (3) turismo doméstico (1) Turismo em Espaço Rural (3) Turismo ferroviário (4) Turismo Inclusivo (4) Turismo Industrial (2) turismo local (1) Turismo no Norte (3) Turismo responsável (1) Turismo rural (3) Turismo rural y volcanic experience (1) turismo social (1) turismo socialmente responsável (1) Turismo sostenible (6) Turismo sostenible CST (1) Turismo sostenible. (1) turismo sustentável (35) turismo sustentável. (2) Turismo transfronteiriço (1) UNE - ISO 13009:2016 Turismo y servicios relacionados. ISO 13009 (1) UNE-ISO 14785:2015 Oficinas de Información Turística (1) Utilidade Turística (3) viagens (1) vídeos para vender o seu hotel (1) zero emissões (1) zero papéis (1)