quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Turismo internacional aumentou 4,5% no primeiro semestre

OMT

Turismo internacional aumentou 4,5% no primeiro semestre

Económico com Lusa  

  As chegadas de turistas internacionais aumentaram 4,5% no primeiro semestre, confirmando a retoma do sector iniciada em 2010, anunciou a Organização Mundial do Turismo (OMT).
"Entre Janeiro e Junho deste ano, o número total de chegadas (de turistas) atingiu 440 milhões, mais 19 milhões que no mesmo período de 2010", indicou a OMT, organização que depende das Nações Unidas e cuja sede é em Madrid, em comunicado.
Apesar das economias emergentes continuarem a ser o motor deste crescimento, com um aumento de chegadas de 4,8% no primeiro semestre, as "economias avançadas", segundo a classificação da OMT, aproximam-se do ritmo, com uma progressão de 4,3%.
"A tendência reflecte a diminuição registada no Médio Oriente e na África do Norte", duas regiões marcadas nos últimos meses por revoltas populares, frequentemente acompanhadas de violência, que afastaram os turistas.
A OMT sublinha também "a desaceleração do crescimento de certos destinos asiáticos depois de um ano de 2010 muito positivo", nomeadamente o Japão, devido ao violento sismo e tsunami de Março último.
Em contrapartida, a Europa conheceu "resultados melhores que os previstos", com um aumento das chegadas de turistas de 6%, e os turistas foram mais numerosos na África subsariana (mais 9%), na América do Sul (mais 15%) e na Ásia-Pacífico (mais 5%).
Depois de ter vivido em 2009 "o pior ano dos últimos 60 anos", segundo o secretário-geral da OMT, Taleb Rifai, o turismo mundial registou uma forte retomada em 2010, com um aumento de 6,6% das chegadas de turistas internacionais.
Para 2011, a OMT prevê um crescimento entre 4% e 5%, mas considera que depois de um bom primeiro trimestre, "o aumento do resto do ano poderia desacelerar".
"Devemos ser prudentes, porque a economia mundial dá sinais de instabilidade e de nervosismos crescentes", sublinhou Rifai.

Sem comentários:

Arquivo do blogue