quinta-feira, 6 de maio de 2010

Saragoça | 1ª cidade espanhola a conseguir o Q de Qualidade

SARAGOÇA, PRIMEIRA CIDADE ESPANHOLA A CONSEGUIR O Q DE QUALIDADE. O GABINETE DE TURISMO E O SARAGOÇA CONVENTION BUREAU CERTIFICADOS COM O Q DE QUALIDADE.

Dentro da estratégia da Secretaria de Estado de Comércio e Turismo para o melhoramento da qualidade do Sector Turístico Espanhol, Saragoça foi escolhida em 2000 como cidade piloto, junto a outros oito destinos turísticos espanhóis, para implantar e desenvolver o projecto Design de um Modelo de Gestão da Qualidade do Destino Turístico, incluído dentro do PICTE (Plano Integral da Qualidade Turística Espanhola). A sua finalidade última é a implantação de um sistema de qualidade para os serviços turísticos municipais: Palácios de Congressos, Gabinetes de Congressos e Postos de Informação, e que se veja confirmado mediante a obtenção do Q de Qualidade, que garante uns padrões de qualidade nos serviços prestados.
O Projecto

O financiamento do projecto, a contratação da assistência técnica e a coordenação com o destino, bem como o seu início de funcionamento foi da responsabilidade da Secretaria Geral de Turismo e a FEMP (Federação Espanhola de Municípios e Distritos). Trata-se de um plano integral baseado na Qualidade como princípio fundamental e a cooperação institucional como instrumento básico.

O Objectivo

O objectivo do Saragoça Convention Bureau e o Gabinete de Turismo era obter a certificação Q de qualidade. Para isso, logo que Saragoça foi escolhida cidade piloto, foram realizadas diferentes acções conjuntamente com a assessoria da empresa Consultur.

Acções realizadas

Participação na redacção de um rascunho da Norma de Qualidade para Convention Bureau espanhóis e Gabinetes de Turismo do Instituto para a Qualidade Turística Espanhola (I.C.T.E.)

Participação em reuniões de consenso e aprovação definitiva do rascunho da Norma de Qualidade.

Auto-avaliação com base na Norma de Qualidade estabelecida.

Plano de Melhoramento em função dos resultados da auto-avaliação.

Plano de Formação quer dos técnicos do Saragoça Convention Bureau e Gabinete de Turismo, quer dos agentes envolvidos no projecto: Empresas do Sector.

Elaboração e redacção do rascunho do Manual de Qualidade e Manual de Procedimentos.

Redacção definitiva do Manual de Qualidade e Manual de Procedimentos.

Implantação do Sistema.

Início de funcionamento das seguintes ferramentas:

o Sistema de inquéritos a clientes e a fornecedores membro

o Sistema de queixas e sugestões

o Registos de incidências

o Auto-avaliações

o Sistema de indicadores

o Planeamento do melhoramento


Obtención de la Q

O Gabinete de Saragoça Turismo e o Saragoça Convention Bureau, passaram na auditoria que teve lugar no dia 12 de Novembro de 2002, e depois da reunião do Comité de Qualidade do ICTE que teve lugar em 19 de Dezembro, o Saragoça Convention Bureau e o Gabinete de Turismo obtiveram o Q - Certificação de Qualidade.

O Q de qualidade

A obtenção da Certificação com o Q de qualidade turística da cidade de Saragoça, destino espanhol pioneiro na aplicação do conceito de qualidade no mercado turístico, redundará, sem lugar a dúvidas, num melhor posicionamento no mercado, que nos permitirá obter os maiores e melhores benefícios para a cidade.

Auditorias de Acompanhamento e Renovação

Depois da obtenção em Dezembro de 2002 do Q de Qualidade, os Gabinetes Municipais de Turismo e o Convention Bureau continuaram o desenvolvimento do sistema, realizando um acompanhamento anual posterior à auditoria de certificação, conforme o previsto no Regulamento de Certificação.

A última Auditoria de Acompanhamento foi realizada nos dias 22 e 30 de Octubro de 2009, sendo analisando o sistema e os padrões de qualidade, verificando que se mantêm conforme aos requisitos das normas.


Política de Qualidade

Ver informação sobre a Política de Qualidade do Saragoça Turismo

Mais informação

http://www.icte.es/

( ICTE - Instituto para a Qualidade Turística Espanhola)

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