quinta-feira, 6 de maio de 2010

Madeira - Símbolo de Estabelecimento Amigo do Ambiente

Com o propósito de reconhecer e fomentar as boas práticas ambientais no sector do turismo, a Secretaria Regional do Turismo e Transportes criou uma metodologia de certificação de qualidade ambiental, que se materializa na atribuição do símbolo Estabelecimento Amigo do Ambiente, a ser utilizado pelas empresas titulares na sua actividade comercial.


A sustentabilidade ambiental constitui, hoje, uma vantagem competitiva e qualitativa no sector turístico e um factor de extrema importância para o seu desenvolvimento harmonioso.

O distintivo Estabelecimento Amigo do Ambiente foi criado no âmbito da promoção da qualificação ambiental da oferta turística, que constitui uma linha de actuação estratégia fundamental da SRTT, indispensável à afirmação da Região como destino turístico de qualidade.

O símbolo de fácil divulgação e claramente reconhecível pelo público, tem três níveis:

Amigo do Ambiente - Excelência

Aliado do Ambiente - Ouro

Atitute Ambiental - Prata.

O sistema assenta numa metodologia simplificada de análise de candidatura, embora rigorosa quanto ao essencial. Podem candidatar-se à distinção empreendimentos turísticos, agências de viagens e turismo, empresas de animação turística e os estabelecimentos de restauração e bebidas que exerçam a sua actividade na Região. A atribuição do distintivo depende do grau de qualidade e eficiência ambiental que o estabelecimento apresenta no âmbito do procedimento de candidatura e dos critérios qualitativos previstos.

A Direcção Regional do Turismo é o organismo a quem compete conduzir os procedimentos de atribuição, acompanhamento e fiscalização da utilização do distintivo.

Os parâmetros da avaliação são os seguintes:

a) Integração na vertente natural e vertente social;

b) Recursos energéticos e hídricos;

c) Gestão ambiental e Inovação;

d) Serviços;

e) Formação.

in http://www.madeiraturismo.com/pls/wsm/wsmwdet0.detalhe_conteudo?p_cot_id=2512&p_lingua=pt&p_sub=3

Sem comentários:

Arquivo do blogue