quinta-feira, 13 de maio de 2010

Governador Pessuti sanciona leis de incentivo ao turismo

Lei 16.495 institui o Selo de Qualidade Turismo, que será concedido a empresas que se dediquem à atividade turística no Paraná

O governador Orlando Pessuti sancionou nesta quinta-feira (13) leis de incentivo ao turismo no Paraná. A Lei 16.495 institui o Selo de Qualidade Turismo, que será concedido a empresas que se dediquem à atividade turística no Paraná. As leis 16.493 e 16.485 instituem o Dia Estadual do Vinho e o Dia do Ecumenismo, respectivamente. Pessuti também sancionou as leis 16.490 e 16.454 que inserem no Calendário Turístico Oficial do Estado do Paraná a Festa do Padroeiro São Sebastião, nos município de Wenceslau Braz e Quatro Barras.

O governador Orlando Pessuti sancionou nesta quinta-feira (13) leis de incentivo ao turismo no Paraná. A Lei 16.495 institui o Selo de Qualidade Turismo, que será concedido a empresas que se dediquem à atividade turística no Paraná. As leis 16.493 e 16.485 instituem o Dia Estadual do Vinho e o Dia do Ecumenismo, respectivamente.

Pessuti também sancionou as leis 16.490 e 16.454 que inserem no Calendário Turístico Oficial do Estado do Paraná a Festa do Padroeiro São Sebastião, nos município de Wenceslau Braz e Quatro Barras.

“O turismo é uma ferramenta importante para o desenvolvimento econômico e social. As leis sancionadas qualificam o Paraná para receber mais recursos para a área do turismo. Turismo é uma construção eterna, fundamental para o resgate social e geração de empregos”, destacou o secretário de estado do Turismo, Herculano Lisboa.

O Selo de Qualidade Turismo será concedido a agências de turismo, transportadoras turísticas, parques temáticos, restaurantes e bares, com o objetivo de promover a certificação de qualidade, firmando os empreendimentos no cenário nacional. A lei foi proposta pelo deputado estadual Reinhold Stephanes Junior.

“A lei proposta tem como objetivo dar segurança e qualidade ao serviço que o turista vai receber. A lei vai valorizar os trabalhadores da área turística e oferecer um serviço de confiança para quem vem visitar o Estado”, explicou Stephanes Junior.

As leis aprovadas pela Assembleia Legislativa e sancionadas pelo governador que inserem a Festa do Padroeiro São Sebastião no Calendário Turístico Oficial do Paraná foram propostas pelo deputado estadual Ney Leprevost. A festa do município de Quatro Barras será realizada anualmente no dia 20 de janeiro e no município de Wenceslau Braz, entre 11 e 20 do mês de janeiro.

Leprevost destacou que as festas religiosas são uma oportunidade dos municípios divulgarem o potencial turístico da região, além de movimentar a economia. “Temos um grande potencial turístico ao redor de Curitiba. A idéia é que as pessoas que vêm conhecer a Capital conheçam também as belezas naturais que temos ao redor da cidade”, explicou.

“Nosso Estado recebe centenas de turistas todos os anos. Incluir festas de cunho religioso no calendário do nosso turismo é incentivar o mercado. Para termos uma idéia da importância destas leis, o Santuário de Santa Rita, no município de Lunardeli, recebe anualmente mais de 300 mil turistas. Toda a economia da cidade é baseada no turismo”, disse o secretário Herculano Lisboa.

A Lei 16.493, proposta pelo deputado estadual Elton Welter, institui o Dia Estadual do Vinho, a ser comemorado no primeiro domingo do mês de junho de cada ano. A data será incluída no calendário de eventos do Paraná. O Dia do Ecumenismo, lei proposta pelo deputado estadual Luiz Accorsi, será celebrado no dia 21 de outubro em todo o Paraná.

in  http://www.aen.pr.gov.br/

Sem comentários:

Arquivo do blogue